MANUTENÇÃO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO

A manutenção do Sistema de geração de energia é muito importante, porém por diversas vezes negligenciada no momento da contratação. Alguns instaladores executam e instalam para o cliente, mas não fornecem um plano de manutenção adequado, e por diversas vezes não o fazem por ficar oneroso por conta de deslocamento. Por esse motivo deve-se buscar empresas de referência na sua região para um melhor atendimento ao pós-venda, de forma que seja possível, juntamente com o serviço executado, possuir um acesso mais rápido e uma resposta mais imediata.

Alguns relatos já foram dados de sistema de energia que tiveram alguma interferência que fizeram com que interrompesse a geração de energia, em um desses relatos a empresa só poderia realizar uma visita após 2 semanas por conta da distância para a cidade do cliente, o que fez com que esse tempo não houvesse geração de energia, havendo assim um período em que o cliente não gerou créditos a serem abatidos na conta de luz.

ORIENTAÇÕES SOBRE A MANUTENÇÃO

– De forma alguma tente fazer a manutenção por conta própria, existe um risco envolvido, portanto, deve ser executada por profissional habilitado.

– Em caso de falta de energia, o dispositivo anti-ilhamento é acionado, interrompendo o sistema de geração. Quando a concessionária reestabelece o fornecimento, o sistema automaticamente volta a funcionar.

– O monitoramento é possível via Web, e o aplicativo pode ser instalado no aparelho celular.

– No período noturno onde não há geração de energia o sistema ficará inativo. Desta forma a energia será fornecida pela concessionária.

– É recomendado deixar o local sempre isolado para que pessoas que não são habilitadas não possam ter acesso.

– Nunca subir nos módulos em nenhuma situação

– No momento do projeto e instalação do sistema, deve-se observar como será feita a manutenção, de forma que seja possível realiza-la sem precisar subir nos módulos e observar como será o acesso ao sistema.

– Não utilizar produtos químicos, utilizar somente agua.

– Não colocar ferramentas em cima do modulo e inversor.

– Desligar as chaves seccionadoras da string-box

– Na manutenção será verificado pela empresa capacitada, verificação da fixação de parafusos, conectores, cabos, dentre outros.

 Zele pela segurança sempre e seja precavido, melhor prevenir do que remediar!!!